Qual melhor tema para WordPress? premium ou free?

Quem quer um site profissional e barato vai encontrar a solução com um site que utiliza o WordPress como gerenciador de conteúdo. Qualquer site gerenciado pelo WordPress já sai na frente da concorrência com certeza. E ainda tem possibilidades infinitas de funcionalidades com o uso de plugins e modelos de sites prontos que chamamos de temas wordpress ou templates wordpress.

Já vou adiantando que o WordPress é o gerenciador de conteúdo mais utilizado nos últimos anos. Seja pela facilidade que qualquer pessoa consegue gerenciar um site inteiro e complexo  ou pelo simples fato desse gerenciador ter possibilidades infinitas de integração.

Já ouvi falar em WordPress, mas o que é? De onde veio e para onde vai?

Explicando de forma simples um site é um conjunto de códigos HTML. Sendo assim para alterar qualquer conteúdo no site é necessário ter no mínimo conhecimento sobre HTML. E as vezes mesmo tendo conhecimentos se torna um trabalho muito árduo e desanimador gerenciar o conteúdo de um site diretamente no código. Para resolver isso programadores começaram a criar sistemas onde de forma nem tão simples qualquer pessoa conseguia editar ou inserir conteúdo no site.

O problema é que se você contrata alguém para criar um site e você mesmo, sem qualquer conhecimento de programação, quer ter a capacidade de editar o conteúdo das páginas precisa contratar também a criação de um sistema de gerenciamento conteúdo. E assim você precisa desembolsar o valor da criação do site + o valor da criação do sistema sistema. Quando você for fazer as contas talvez vai desanimar com o valor total do seu site.

Mas e se existisse um sistema de gerenciamento de conteúdo totalmente grátis e você precisasse pagar apenas pelo site? Acho que já estamos falando do WordPress, uma plataforma criada inicialmente para gerenciar blogs e depois foi se desenvolvendo até se tornar um dos maiores, se não o maior, gerenciador de conteúdo grátis que existe.

No seu início o WordPress era capaz de gerenciar somente blogs. Mas pensando bem blog é um tipo de site então logo ele começou a ser utilizado para gerenciar sites bem mais complexos que simples blogs. E por ser uma plataforma de código aberto, ganhou diversas funcionalidades e entre uma delas está a capacidade de integração com qualquer projeto web. Ele pode ser utilizado em projetos menores como um simples site institucional até gerenciar uma loja virtual completa.

Segundo o wordpress.org ele já é responsável por 59% de todos os sites que utilizam algum tipo de gerenciador de conteúdo para web. Isso quer dizer que ele é claramente o sistema de gerenciamento de mais utilizado do mundo. E por ter uma comunidade de desenvolvedores e usuários robusta sempre vai se adaptando as novas necessidades da sociedade.

Modelos de sites prontos podem ser a melhor coisa que o WordPress já inventou

Como já dito anteriormente  você vai economizar muito utilizando o WordPress como gerenciador de conteúdo. Assim você pagará somente pela criação do site, que poderá ser integrado ao painel WordPress. Mas caso queira economizar mais ainda, você pode utilizar também os modelos prontos.

Modelos prontos ou temas wordpress são basicamente sites já integrados com o gestor de conteúdo, onde após instalado você precisa apenas inserir ou editar o conteúdo do site. Podemos dividir os modelos do WordPress em 2 tipos. Temas grátis e temas pagos.

Temas grátis

Os temas grátis ou free, como você preferir chamar, são basicamente os modelos de sites em WordPress que encontramos diretamente no diretório padrão. Para encontra-los basta, após fazer login na área administrativa clicar em: aparência >> temas >> adicionar novo. Alguns desses modelos podem ter funcionalidades limitadas mas são extremamente úteis para projetos pequenos e informais.

Eu não recomendo temas free para projetos mais profissionais, pois embora o design pareça muito profissional você pode ter uma dificuldade muito grande de adicionar novos recursos que podem até parecer simples, mas os desenvolvedores desse tipo de tema pode criar forma de bloquear esses recursos e aí você vai precisar comprar uma licença paga desse tema somente para ter um recurso específico.

Existem alguns outros sites que oferecem temas gratuitos, mas eu não recomendo. Fora do repositório do WordPress.org podem existir temas com códigos maliciosos.

Vantagens dos temas free:

  • Preço. Afinal são 100% grátis.
  • Tempo. Se você já tem o WordPress instalado em apenas alguns cliques seu site estará pronto. E a grande maioria das hospedagens já oferece um instalador automatico de WordPress.

Você pode ver todos os temas wordpress grátis em https://br.wordpress.org/themes/

Temas premium

Temas premium são modelos que você precisa comprar. Como são pagos geralmente vem com muito mais recursos se comparados ao temas grátis. E temos bem mais possibilidades de personalização, suporte e atualização.

Todos os temas wordpress premium vem com a documentação completa, mas geralmente em inglês, e com instruções de como instalar e personalizar cada módulo do tema.

Vantagens dos temas pagos:

  • Maior possibilidade de personalização
  • Suporte do desenvolvedor do tema
  • Documentação completa para auxiliar na instalação e no uso
  • Possibilidade de retirar os créditos do rodapé sem ter problemas com direitos de uso

Pra facilitar sua vida deixo abaixo um botão que leva direto para o local onde gosto de comprar os meus temas para wordpress. Se você se interessar por algum pode comprar sem receio pois o site é muito seguro possuem os temas mais atualizados e leves que conheço. Veja o link:

Mas qual o melhor tema grátis ou pago

Pra gente saber qual melhor para o seu projeto precisamos entender o seu tipo de site. Se for um site mais informal onde o objetivo é simplesmente ter um espaço para inserir textos simples de texto acredito que vale muito a pena usar um tema grátis, assim você vai economizar muito.

Já se for algo mais profissional como o site institucional da sua empresa não aconselho um tema grátis e sim um tema pago pelos simples fato de passar mais credibilidade visual e também por ter mais recursos ou módulos.

Mesmo que você opte por uma tema pago ainda é muita vantagem se comparado à contratação de uma empresa de criação de sites para desenvolver o seu. No link de temas pagos que deixei acima você encontra temas realmente profissionais que podem ser até melhores do que se você fosse contratar alguém para criar o seu site.

Espero ter ajudado com mais essas informações sobre templates wordpress. Se você tiver gostado ao menos um pouquinho desse post por favor não esqueça de compartilhar no seu face ou deixar sua avaliação dessa página.

Qual melhor tema para WordPress? premium ou free?
5 (100%) 2 votes
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *