SEO para E-commerce. Otimizando o titulo e a descrição de sua loja virtual

SEO para E-commerce. Otimizando o titulo e a descrição de sua loja virtual

S.E.O (Search Engine Optimization) que eu chamo simplesmente de otimização de sites, é o processo de posicionamento de um site nos mecanismos de buscas principalmente nos resultados de pesquisas do Google. Nesse post quero mostrar algumas técnicas que uso e que me ajudam muito na otimização de meus sites para a busca natural do Google. Quero mostrar como podemos melhorar o SEO dos produtos e categorias de um e-commerce.

Antes de tudo é bom destacar que SEO é um trabalho onde os primeiros resultados começam a aparecer em uma média de 06 meses. Mas em alguns casos podemos começar a colher os primeiros resultados logo nos 03 primeiros meses de trabalho. Quando falo resultados estou me referindo principalmente no aumento de visitas vindas das pesquisas do Google e no aumento da taxa de conversão.

SEO realmente funciona?

Embora não seja um trabalho simples e nem tenha resultados imediatos o SEO é a melhor solução para quem deseja bons resultados a médio prazo. Isso porque é um aperfeiçoamento diário e uma briga constante com o concorrente, mas no fim das contas vale muito a pena.

Quando falo SEO estou me referindo a melhorar o posicionamento de um site nas buscas naturais do Google que são todos aqueles resultados que aparecem sem a tarja “anúncio”. Em cada página do Google tem espaço para 10 resultados naturais e estar entre esses 10 primeiros já garante um excelente tráfego para seu site.

O que devo saber para iniciar a otimização do meu site sozinho?

Qualquer pessoa que tenha um pouco de tempo para estudar consegue fazer sozinho, sem contratar uma agência ou consultoria de SEO, esse trabalho. Além disso existe muito material na internet como tutoriais, artigos e até vídeos falando sobre esse assunto.

Qual a diferença entre SEO para e-commerce e SEO para outros sites?

A prática de SEO é sempre a mesma independente do tipo de site mas em lojas virtuais devemos ter um pouco mais de atenção aos títulos e descrições dos produtos. Mas em sistemas de e-commerce’s existem dois campos que não temos em outros tipos de sites que são o nome do produto e a descrição.

Otimizando os titulos das páginas de meus produtos

A maioria das lojas virtuais cadastra o titulo do produto igualmente está no site do fornecedor sendo que podem aproveitar para inserir alguns detalhes e melhorar o SEO. Por exemplo, por exemplo ao cadastrar um produto além do nome, claro, é bom cadastrar também as características mais importantes. Se eu quero cadastrar uma bicicleta em vez de apenas digitar no titulo do produto “bicicleta” que tal digitar “bicicleta aro 26, cor azul a pronta entrega”. Com certeza assim você estará aumentando as chances de um visitante encontrar esse produto através das buscas do Google.

É necessário que a URL também seja amigável e geralmente o nome do produto também aparecerá na url. Assim a url do seu produto deve ser algo próximo disso: www.seusite.com.br/nome-da-categoria/nome-do-produto que no nosso exemplo usado acima de uma bicicleta ficaria mais menos assim: www.seusite.com.br/esportes/bicicleta-aro-26-cor-azul-pronta-entrega.

Esse é o titulo perfeito de um produto e essa á URL perfeita da página do produto.

Otimizando a descrição das páginas de meus produtos

Já vi sites que nem cadastram uma descrição para o produto e com certeza pela falta dessa descrição estão perdendo vendas pois se um visitante chega até a página e não ver maiores detalhes sobre aquele produtos vai embora para nunca mais voltar. A descrição de um produto é tão importante quanto o título pois ela será usada pelo Google para melhorar o posicionamento do seu site.

Não existe limitação de tamanho para a descrição do produto mas quanto maior melhor pois a quantidade de texto coerente com o nome do produto também ajuda.

Importante não confundir a descrição do produto com a meta tag descrition. Pois essa deve ter no máximo 60 caracteres.

Uma boa descrição é bem explicativa, possui o nome do produto que é a palavra-chave principal, assim como o máximo de palavra-chave possível.


Claro que existem vários outros fatores que podem ajudar seu site a melhorar o posicionamento e conseguir mais visitantes, mas nesse post eu queria focar apenas no cadastro de produtos em lojas virtuais. Mesmo assim vou citar abaixo outros itens que você deve melhorar em seu site:

  1. Tempo de vida do domínio. Está comprovado que quanto mais antigo é um domínio maiores chances ele tem sobre os domínios mais novos.
  2. https no endereço. Sites que possuem um certificado SSL também tem maiores chances de melhor posicionamento em relação aos concorrentes que ainda não usam um certificado ssl.
  3. Tempo de carregamento. O tempo de carregamento também é um fator que ajuda a melhorar o posicionamento para as pesquisas do Google.
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