Quero fazer SEO no meu site por onde inicio a otimização do site

Quero fazer SEO no meu site por onde inicio a otimização do site

Todo mundo fala sobre SEO mas na prática por onde devemos começar a fazer um trabalho de SEO para que ele garanta um mínimo de sucesso. Um dos problemas hoje em dia é a quantidade de informação que encontramos na internet, isso porque ao estudar sobre algo, no nosso caso é SEO, encontramos tanto conteúdo que começamos a ficar com dúvidas.

Hoje vou compartilhar aqui com você, dono de site interessado em otimização para Google, um pouco do meu conhecimento sobre otimização de sites. Nós vamos ver por onde começar e quais os processos recorrentes que devemos manter, já que o trabalho de SEO é algo que nunca tem um fim.

Endentendo melhor o que é SEO ou Otimização de sites

O trabalho de SEO é basicamente aplicar técnicas que façam com que um site ganhe melhor relevância nas buscas do Google. E aí estamos falando sobre melhorar alguns itens no site como por exemplo: tempo de carregamento das páginas, urls amigáveis, organização dos links internos e vários outros itens.

Não existe uma lista perfeitinha de todos os fatores que são responsáveis para deixar um site no topo das buscas do Google, mas existe uma comunidade gigantesca que compartilha informação e a partir dessa troca de informações chegamos a alguns itens que devem ter uma atenção especial dentro do site.

Vantagens do SEO para meu site

Qualquer site que descarte o SEO com certeza está perdendo dinheiro. Digo isso porque a otimização de um site é capaz de atrair visitas realmente interessadas em seu produto. Uma das principais vantagens de fazer SEO é que o site sempre estará em melhores posições se comparado aos concorrentes que não fazem SEO. E se o site está em melhores posições também tem um bom tráfego de visitas e  consequentemente terá uma boa taxa de conversão.

Como começamos a otimização de sites

  1. Definir a palavra-chave ou palavras-chave. Já tenho o site e agora qual a primeira coisa que devo fazer para melhorar o SEO dele? O primeiro passo é deixar bem definido a sua palavra-chave. Uma forma de fazer isso é analisando seus concorrentes bem sucedidos ou utilizando ferramentas como semrush.com. E aqui você deve ter muito cuidado pois nem sempre uma palavra que acreditamos ser boa realmente traz resultados, por isso acho muito importante você estudar bem as palavras que deseja trabalhar no site.
  2. Criar os títulos únicos e contendo a palavra-chave desejada. O título de uma página é talvez o elemento mais importante porque ele é a primeira coisa que o visitante percebe e somente em seguida ele vai para o conteúdo.
  3. Criar descrições bem apresentáveis, contendo a palavra-chave e respeitando a quantidade máxima de 320 caracteres. Quando falo descrições estou me referindo a meta tag description.
  4. Outro elemento que considero de extrema importância é a otimização das imagens que você usa no site. Tempo de carregamento também influencia no melhor posicionamento nos resultados orgânicos do Google e o maior vilão no peso das páginas sem dúvidas, é a imagem anexada a página. Quer aprender a otimizar imagens? clique aqui.
  5. A url amigável também é indispensável nesse momento em que você está começando a otimização do seu site. Como exemplo, qui no escritório vendemos consultoria em SEO mas a url não-amigável é gbsites.com.br/?pid28, já uma url amigável ficaria gbsites.com.br/servicos/consultoria-seo. Se você não tem conhecimento para alterar essa url já que é um processo um pouco mais complexo, contrate alguém para essa alteração.
  6. Cadastrar seu site no Google Analytics. Para você saber se está tendo algum resultado no trabalho de SEO é sempre bom usar um contador de visitas. Eu pessoalmente uso e gosto muito do Google Analytics porque ele é muito rico em detalhes.

Processos recorrentes no trabalho de SEO

Depois de você ter cuidado dos títulos do seu site, montado uma meta description perfeita e otimizar suas imagens tem mais algumas coisas que devem ser feitas para que seu site tenha um bom desempenho de SEO. Aqui no escritório quando eu inicio o SEO para o site de um cliente além da correção desses itens citados acima, sempre indico a criação de um blog ou área de notícias, caso ele não tenha ainda. Um site que é atualizado com alguma frequência também ajuda no relacionamento com as buscas do Google. Mas nesse caso você deve criar uma agenda que garanta no mínimo um post por semana.

Como você já deve ter percebido fazer SEO é um trabalho bem complexo, mas quando os resultados começam aparecer é muito compensador.

É importante você saber também que um trabalho de SEO deve ser feito pensando no médio/longo prazo porque os primeiros resultados irão aparecer somente entre 6 meses a 01 ano. Mas em alguns casos, e dependendo da concorrência da palavra, podemos alcançar resultados logo dentro dos 3 meses.

Que conhecimentos devo ter para iniciar a otimização do meu site

Não é muito difícil o próprio dono do site fazer SEO, mas em alguns momento pode ser necessário alterar uma meta tag, ou inserir um código de acompanhamento direto no código fonte e para isso é necessário um pequeno conhecimento de html e ftp.

Como SEO é bem complexo então claro que existem várias outras coisas que você precisa saber, e que eu não falei aqui. Mas espero que essa pontinha do iceberg que dei possa ajudar você a iniciar a otimização do seu site.

Espero que você tenha gostado deste post. Se tiver alguma dúvida, ou sugestão fique a vontade para comentar.

Até o próximo post

 

Quero fazer SEO no meu site por onde inicio a otimização do site
5 (100%) 3 votes

O que você achou do post?