Como otimizar as imagens do meu site para as buscas do Google?

Como otimizar as imagens do meu site para as buscas do Google?

É muito normal os donos de sites subestimarem a capacidade que uma imagem tem para atrair visitas. Aqui vou mostrar para você como melhorar e conseguir mais visitas somente melhorando as imagens do seu site. Vou mostrar uma técnica que uso diariamente no trabalho de otimização de sites e que comprovadamente funciona.

Seu site nos resultados da busca orgânica do Google

Antes de tudo eu queria explicar para você que ainda não sabe, a diferença entre os resultados da busca orgânica e os resultados patrocinados do Google. Os resultados orgânicos são todos os resultados que não têm uma tarja com o texto “anúncio”.

Para que seu site apareça no resultado da busca orgânica é necessário que seja feito um trabalho de SEO que nada mais é do que otimização do site tendo com base os fatores conhecidos de posicionamento usados pelo algoritmo do Google. Os primeiros resultados demoram uma média de 3 a 8 meses para surgirem. Mas se você precisa de resultados imediatos a solução seria anunciar no Google adwords.

Otimizar nome da imagem

Um dos principais problemas na otimização do site é subestimar o poder das imagens e essas podem fazer uma grande diferença. O normal é o administrador do site ao inserir a imagem não se atentar ao nome do arquivo, tamanho e muito menos ao peso da imagem.

Vamos imaginar que eu tenha uma sex shop e tenho um produto chamado “fantasia de bombeiro”. O normal é o administrador cadastrar uma imagem sem alterar o nome do arquivo e fica com nome aleatório como por exemplo “asc12.jpg” ou “fantasia2016.jpg” ou “fantasia004.png”.  Sendo que o certo no caso do exemplo para o nome do arquivo seria “fantasia-de-bombeiro.jpg” ou “fantasia-de-bombeiro.png”.

O que eu faço é sempre mudar o nome do arquivo para o título do produto independente do formato do arquivo (.jpg, .gif ou .png). Se fosse, por exemplo, uma loja virtual onde eu venderia um produtos chamado “Celular Lumia 640XL” então o nome do arquivo da imagem poderia ser “celular-lumia-640xl.jpg” ou ainda “celular-lumia-640xl.png”.

Nos casos em que é mais de uma imagem para o mesmo produto, você poderá incluir a variação. Por exemplo, no caso do exemplo acima cadastrei duas três imagens do mesmo celular mas com as cores diferentes, então poderia ser uma imagem chamada “celular-lumia-640xl-cor-azul.jpg” outra chamada “celular-lumia-640xl-cor-verde.jpg” e a última chamada “celular-lumia-640xl-cor-vinho.jpg”.

Já para um arquivo de blog ou notícia a lógica é a mesma. Por exemplo, tenho um artigo chamado “Como correr 10km em 8 semanas”. Neste artigo posso usar várias imagens, mas na imagem principal que é uma mulher ruiva correndo posso chamar de “como-correr-10km-em-08-semanas.jpg”.

O nome do arquivo com o mesmo nome do titulo funciona para qualquer tipo de página. Dei exemplos acima de produtos de loja virtual e de artigo de um blog. Mas poderemos também usar para uma página de serviços e muitas outras.

Otimizar o tamanho da imagem

Além de alterar o nome do arquivo que com certeza já vai ajudar muito no aumento das visitas do seu site tem outros itens que precisam ser ajustados como o tamanho da imagem.

Alguns administradores não se preocupam com isso e acabam deixando a página, onde aquela respectiva imagem está, muito pesada.  Não vejo nenhuma lógica em usar uma imagem com mais de 2000 pixels de largura para um produto ou post. Talvez apenas 1000px de largura já seja o suficiente. Mas em alguns casos uso imagens com somente 800px de largura.

Para alterar a largura ou altura de qualquer imagem você precisará de um editor de imagens e para quem usa o Windows tem um software nativo perfeito. É o paint. O mais importante do paint é que você consegue manter a proporção apenas diminuindo a largura da imagem e a altura fica na mesma proporção. A proporção é importante principalmente para não deformar as imagens.

Otimizar peso da imagem

Já falamos em alterar o nome dos arquivos das imagens e também sobre como otimizar o tamanho das imagens agora é a hora de falar sobre a otimização do peso da imagem que também precisa ser levado em consideração e é tão simples quanto alterar o nome do arquivo da imagem ou quanto redimensionar uma imagem no paint. Você pode usar um site que comprime as imagens e consequentemente reduz o peso delas. Basta digitar na busca do google as palavras “comprimir .jpg” se seu arquivo for um .jpg. Ou buscar a palavra “comprimir .png” se seu arquivo for um arquivo com final .png.

Além de melhorar todos os itens já citados você também não pode deixar de inserir corretamente a tag “alt” das imagens.

Muitas buscas são feitas através da aba de imagens do Google e utilizando essas técnicas de comprimir o peso e ajustar o nome do arquivo das imagens você tem uma grande chance de aparecer com facilidade nos resultados das imagens e consequentemente ganhará boas visitas em seu site.

Talvez exista outras técnicas para aperfeiçoar imagens para a busca orgânica do Google mas essas são as que eu utilizo e venho tendo bons frutos com elas.

Espero que este post tenha sido útil para seu site.

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