Como mudar de domínio sem perder posições na busca do Google

Como mudar de domínio sem perder posições na busca do Google

Um dos maiores problemas ao mudar o endereço de um site é a perda de posição na busca do Google. Se o site atual está bem posicionado nas buscas do Google, após a mudança, ele com certeza perderá todas as posições conquistadas  e provavelmente vai demorar um bom tempo para que apareça novamente nas buscas e ainda sem garantias de que ele venha para a mesma posição que o endereço antigo estava antes da mudança. Mudar de domínio é o mesmo que você deletar todo o histórico do seu site com a busca orgânica do Google e começar tudo do zero.

Neste post vamos ver como facilitar essa migração de SEO e tentar não perder todo o histórico de otimização do site que já foi conquistado.

Motivos para a alteração do endereço de um site

Podem existir vários motivos para isso, desde mudança no nome da empresa, mudança na linha de produtos, ou até mesmo e simplesmente, porque o dono do site cansou do domínio. Eu mesmo acho que o maior motivo para a mudança na maioria dos domínios é por causa de mudanças no nome da empresa que geralmente é decorrente da alteração dos serviços ou produtos oferecidos.

Pode ser também que o dono do site queira apenas mudar o site de pasta dentro do próprio servidor de hospedagem.

Principais desafios na migração do seu domínio

Um dos maiores problemas na alteração do endereço do site é com certeza a perda do histórico conquistado com o Google. Como falei anteriormente alterar o endereço de um site é como deletar todas as informações que o Google tem sobre seu site e começar tudo do zero. E sabemos o quanto é difícil ranquear com uma concorrência tão acirrada no resultado das buscas do Google.

Outro problema que pode surgir nesse processo de alteração de domínio é perder toda a lincagem externa do seu site. Quando falo externa me refiro a links de outros sites apontando para alguma página do seu site. Uma solução seria entrar em contato com o site que está apontando um link para o seu, e pedir que ele altere esse endereço, mas isso se torna inviável se você tem uma quantidade muito grande de links.

O que é redirect 301 ou redirecionamento 301?

Felizmente existe uma solução excelente para essa migração de domínio, e que o próprio Google, através de seu blog, indica; que é usar o redirecionamento 301 ou redirect 301.

No redirecionamento 301 o Google entende que o endereço antigo mudou definitivamente para o novo endereço. Vamos imaginar que o seu endereço antigo é A e o novo, ao qual você vai fazer a migração, é B, então, você usando um redirecionamento 301 afirma que todo o histórico do domínio A deve ser transferido definitivamente para o domínio B.

Esse redirecionamento pode ser feito utilizando várias linguagens de programação como PHP, ASP, CGI, ASP.NET entre outras. Podemos redirecionar também utilizando o arquivo .htaccess ou plugin, para quem usa wordpress.

Plugin para wordpress

Nosso site, que é desenvolvido em wordpress, recentemente passou por uma reestruturação de URL’s visando, claro, um melhor posicionamento nas buscas do Google para a palavra Criação de sites. A url antiga era gbsites.com.br/criacao-de-sites e precisamos mudar para gbsites.com.br/servicos/criacao-e-desenvolvimento/criacao-de-sites. E o problema era que já tínhamos um excelente tráfego vindo para gbsites.com.br/criacao-de-sites, mas era necessário fazer essa mudança. Então, também nesse caso foi necessário usar um redirecionamento 301.

Felizmente para que usa wordpress esse processo se torna um pouco mais simples, pois existem diversos plugins que fazem isso.

Para esse redirecionamento 301 em nosso site, utilizamos um plugin chamado Simple 301 Redirects onde precisamos apenas inserir as urls antigas e as novas. Não foi necessário lidar com qualquer linguagem de programação. Claro que existem vários outros plugins, e talvez, até melhores que esse.

Em resumo o redirect 301 é a solução perfeita para redirecionamentos, tanto de um domínio com todo o seu conteúdo, quanto para algumas páginas internas.

Se no seu caso você quer alterar o domínio do seu site, é muito importante também que após fazer o redirecionamento 301 você mantenha o domínio antigo ativo por no mínimo 06 meses para garantir com que todo o redirecionamento funcione corretamente e não corra o risco de paginas com status 404.

Espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre a transferência de domínios com o redirecionamento 301.

Se você encontrar algo equivocado neste post fique a vontade para deixar seu comentário ou se você gostou do post deixe sua opinião no formulário abaixo.

Até o próximo post.

Como mudar de domínio sem perder posições na busca do Google
5 (100%) 4 votes

O que você achou do post?