Plataformas de pagamento online

Vamos imaginar que vocè já escolheu a plataforma de e-commerce para vender seus produtos. Seja ela uma loja virtual alugada, ou uma plataforma de código aberto, como Woocommerce, por exemplo. E agora, chegamos em um ponto tão importante quanto a escoha da plataforma de e-commerce, o momento de escolher por onde receber os pagamentos do seu e-commerce.

Uma coisa é certa, entre todas as plataformas de pagamentos online, tem que ser uma que ofereça várias formas de pagamentos e que transmita confiança para o cliente. Caso contrário, todo o trabalho de levar o seu cliente até o carrinho de compras pode ser perdido se, ele não confiar no meio de pagamento escolhido fornecido pela loja virtual.

Como deu para perceber, escolher a melhor plataforma de pagamento online para sua loja virtual não é uma tarefa tão simples assim. Vamos entender, com esse post, um pouco sobre as opções de ferramentas para receber online que temos no mercado e qual é a melhor plataforma de pagamentos para sua loja virtual profissional

Ao final do post você terá mais condições de escolher o meio de pagamento que mais se adequa ao seu negócio.

O que é um intermediador de pagamento online

Intermediador de pagamento é a plataforma de pagamento que vai fazer o relacionamento entre cliente, e-commerce e banco.

Sem um intermediador de pagamento, oferecer pagamentos por cartão de crédito diretamente pela operadora seria extremamente burocrático, demorado e complexo.

O empreendedor perdia muito tempo com esses processos de contratação, demorava para comparar taxas, negóciar taxas, e além de tudo isso, a implementação desse tipo de meio de pagamento também era muito demorada e complexa. Demandaria várias horas de trabalho do desenvolvedor, que teria que ser bem experiente.

Com um intermediador de pagamento, em poucos minutos temos condições de fazer a integração com a loja virtual, já que o próprio intermedidor fica responsável por negóciar com o banco e com as bandeiras dos cartões de crédito.

Hoje, no Brasil temos várias empresas que oferecem, desde pagamentos por boleto, cartão de crédito e até por pix.

Importância das plataforma de pagamento para o e-commerce

Uma das grandes vantagens de usar uma plataforma de pagamento é, com certeza, a possibilidade de diminuir, ou até mesmo evitar fraudes. Isso porque essas plataformas possuem meios tecnológicos de filtrar pagamentos suspeitos.

Outra grande vantagem em usar uma plataforma de pagamento é passar mais credibiliade ao cliente. O cliente faz toda sua tragetória de compras e quando chega no momento de pagar, que é o instante de maior atenção dele, se tiver qualquer coisa estranha, com certeza ele vai desistir da compra. Mas quando o pagamento é feito dentro de uma plataforma de pagamento que ele conhece, terá mais tranquilidade parar digitar os dados do seu cartão de crédito

Quais as principais plataformas de pagamento

Agora vamos conhecer as principais plataformas de pagamento, e mais confiáveis. Essas plataformas são as que indicamos aqui na GB Sites E-commerce profissional

1- Pagseguro

O Pagseguro, talvez seja um dos mais populares intermediadores de pagamentos do Brasil. É ideal para quem está começando seu negócio online.

O cadastro é extremamente simples e sem burocracia. Em poucos minutos você terá acesso ao painel, por onde poderá gerar o token de segurança, para então, fazer a integração do pagseguro com a sua plataforma de e-commerce.

A plataforma de pagamento Pagseguro não tem taxas mensais, e oferece mais de 25 meios de pagamentos.

Os principais meios de pagamentos que o Pagseguro oferece são:

Cartões de crédito (+18 bandeiras)
Boleto bancários
Débito online (Bradesco, Banco do Brasil, Itaú e Banrisul)
Saldo em conta Pagseguro

Entre as principais vantagens posso destacar o tempo de experiência que a empresa tem como intermediadora de pagamento para lojas virtuais.

Sua popularidade também é uma ótima vantagem, já que boa parte das pessoas com experiência em compras online, já ouviram falar de Pagseguro.

sobre as desvantagens podemos citar as taxas que não são das mais em conta, se comparado a outros intermediadores de pagamentos online.

2- Paypal

O Paypal, talvez, seja o trunfo para quem deseja vender para fora do país. Com ele, seu cliente consegue fazer um pagamento online de qualquer parte do mundo.

Segundo o próprio Paypal, você consegue vender em mais de 100 moedas, mundo afora. Isso é impressionante para uma plataforma de pagamentos online.

Com paypal seu cliente consegue dividir em até 12x e você recebe de uma única vez, adiantado. Além disso, você consegue vender assinaturas, com pagamentos recorrentes.

A principal vantagem do Paypal como plataforma de pagamento online, podemos dizer que é a possibiliade de vender em várias moedas diferentes.

Já uma desvantagem é que, com Paypal você só consegue oferecer pagamentos por cartão de crédito. Não é possível seu cliente pagar por pix, débito ou transferência bancária.

3- Mercado pago

Esse é um intermediador de pagamento desenvolvido pelo Mercado Livre. Por aí, já podemos imaginar que é um sistema robusto e seguro, perfeito para integrar, ao criar sua loja virtual.

O Mercado pago oferece uma experiência completa de venda com diversos meios de pagamentos online.

O Mercado Pago oferece ao e-commerce receber por cartão de crédito, boleto, pix, boleto parcelado, débito virtual CAIXA, dinheiro em lotéricas, carteira mercado pago e PayPal.

Talvez o Mercado Pago, seja o intermediador que oferece uma maior quantidade de formas de pagamentos online diante de seus concorrentes.

O que levar em consideração ao escolher sua plataforma de pagamento online para sua loja virtual

Acho que a primeira coisa que deve ser levada em consideração, ao escolher um intermediador de pagamentos online, são as taxas. Embora que, para um grande e-commerce é mais fácil de negociar e conseguir boas taxas, para o pequeno empreendedor, essas mesmas taxas podem consumir uma boa fatia do seu faturamento.

Além das taxas, uma outra dica é analisar com cuidado a facilidade que a plataforma traz para seu cliente no momento do pagamento. E aqui, temos que lembrar da grande change do cliente desistir da compra ao fazer o pagamento, caso não se sinta confortável ou seguro, ao precisar digitar os dados do seu cartão de crédito.

Outras plataformas de pagamento para lojas virtuais

Claro que temos vários outros intermediadores de pagamento, neste post busquei deixar, e indicar, as plataformas de pagamentos que conheço e costumo ajudar a configurar aqui na GB Sites, em nossa rotina diária.

Trabalhamos principalmente com o desenvolvimento de lojas virtuais na plataforma Woocommerce e todas as sugestões acima são compatíveis e existem plugins para integrar a sua loja virtual em Woocommerce. Se vocẽ não conhece o Woocommerce, aconselho visitar o post: O que é Woocommerce, quer criar sua loja virtual.

O mais importante ao escolher uma plataforma de pagamentos online é pesquisar e pesquisar. O Mercado Pago pode ser muito bom para um e-commerce, mas na sua loja virtual pode não ser tão interessante assim, e talvez seja melhor usar o Pagseguro. Vai depender de características que somente você, como empreendedor consegue entender.

Resumo sobre as plataformas de pagamentos para lojas virtuais

O que vimos aqui foi basicamente um pouco sobre os principais intermediadores de pagamentos que são, paypal, pagseguro e mercado pago.

Você também viu também sobre o que é um intermediador de pagamento e sua importância para uma loja virtual.

Espero que eu tenha conseguido, com este post, contribuir um pouco com sua jornada de empreendedor em e-commerce.

Comentários