Cuidando da manutenção de sites em Wordpress. Cuidados que devemos tomar para manter o wordpress sempre funcionando

Cuidando da manutenção de sites em Wordpress. Cuidados que devemos tomar para manter o wordpress sempre funcionando

Qualquer site, por mais simples que seja, precisa de alguma manutenção. Seria bom se pudêssemos criar nosso site, publicar e pronto, mas não é bem assim que funciona, pois pode acontecer do site sair do ar, ser infectado por algum vírus, ou mesmo parar de funcionar sem explicação.

Para sites em wordpress a manutenção é tão necessária como em qualquer outro site e vou mostrar neste post, usando fatos que já aconteceram comigo, quais os cuidados devemos ter ao usar o wordpress.

Tenha um ótima leitura!

Problemas que podem ocorrer em sites wordpress

Já trabalho com a criação de sites em wordpress há mais de 10 anos e nesse período muita aconteceu e entre esses acontecimentos posso citar alguns que realmente dão muita dor de cabeça para o dono do site. Para quem tem um conhecimento em wordpress a correção desses bugs já é bem trabalhosa, imagina para donos de sites que não entendem nada de wordpress?

Um dos problemas recorrentes em sites wordpress é a lentidão no carregamento do site. Isso pode acontecer por diversos motivos mas em geral pode ter algo a ver com divergência entre plugins e temas ou até mesmo incompatibilidade da hospedagem com o site em wordpress além scripts maliciosos.

Para saber se é algum plugin que está interferindo diretamente no carregamento do site a primeira coisa que devemos fazer é desativar temporariamente todos os plugins e em seguida medir o tempo de carregamento novamente. Se o site carregar mais rápido você pode ir ativando os plugins um a um e recarregando o site para identificar qual é o plugin que está causando essa falha. Identificado o plugin substitua por outro com a mesma funcionalidade.

Pode ser que o problema também seja por causa do tema que tem alguma falha ou mesmo está sendo interferido por algum plugin. Nesse caso faça a troca temporária do tema wordpress por outro, pode ser um padrão, e veja se ele ainda continua lento com o novo tema. Se identificado que é um problema entre o tema e algum plugin você pode trocar o plugin ou o tema. Se for um tema wordpress premium você pode entrar em contato com o fornecedor do tema e ver se tem alguma atualização daquele tema. A grande vantagem de usar um tema premium é que sempre que surge um bug imediatamente o desenvolvedor daquele tema libera uma atualização de correção.

Se após todas as tentativas citadas acima você não conseguir resolver o problema da lentidão de seu site em wordpress talvez seja um malware. Nesse caso você deve fazer uma varredura diretamente no código dos arquivos do tema e dos plugins tentando encontrar qualquer coisa fora do normal. Eu já tive um problema assim e descobri que era um script  da Coinhive que estava usando meu site para minerar criptomoedas. Através de um iframe eles conseguiam sequestrar o cpu dos visitantes do site e assim conseguiam minerar as criptomoedas.

Após alguma atualização, seja do wordpress ou de algum plugin, também pode surgir algum problema. Um dos problemas bem recorrentes é alguma função do tema parar de funcionar após atualização do próprio wordpress. Mas como eu falei antes, se você usa um tema wordpress premium, basta verificar com o desenvolvedor se tem alguma atualização para correção de bugs com a nova versão do wordpress.

A escolha do tema wordpress é o primeiro passo para garantir um site estável

Se você usa um tema pirata a chance de ter problemas no futuro é bem maior do que um tema wordpress pago. Isso porque no tema pirata você não tem qualquer tipo de suporte de quem desenvolveu e se você quiser qualquer tipo de atualização terá que comprar de qualquer forma. Além disso um tema pirata pode trazer já embutido códigos maliciosos que facilitarão a invasão e assim os invasores conseguirão inserir qualquer tipo de código que lhes permitam de alguma forma tirar vantagem do seu site como por exemplo inserir um código de mineração de criptomoedas.

A minha dica é usar um tema premium ou então um tema grátis. No caso de temas grátis devemos ter o cuidado de instalar a partir do próprio diretório do wordpress, pois também os temas grátis se baixados de fontes desconhecidas podem trazer riscos ao seu site.

Cuidados na escolha dos plugins

Assim como os temas você deve optar por temas grátis ou temas pagos, nunca piratas. Os plugins baixados de fontes desconhecidas também trazem brechas de segurança e podem tentar roubar informações do site além de instalar scripts que podem deixar o site lento e até fazer você ser marcado pelos buscadores como site malicioso.

A escolha da hospedagem também influencia no desempenho do seu site

Sites em wordpress podem ser facilmente instalados em qualquer hospedagem com servidores windows ou linux. Mas eu sempre recomento instalar principalmente em hospedagens linux pois o wordpress tem um desempenho bem melhor no quesito compatibilidade de recursos e plugins com o linux afinal ele é desenvolvido em php.

Outro quesito importantíssimo é o suporte que a empresa de hospedagem oferece, pois assim que um site apresenta falha esses suporte tem que ser ágil para dizer se é algo com eles ou é um problema no site.

Eu gosto muito de instalar meus sites em wordpress com as duas empresas de hospedagem abaixo:

Hostagor – Por se tratar de uma empresa grande o suporte não é tão rápido, mas sempre tive um bom retorno por parte deles. E o melhor de tudo é que eles oferecem hospedagem especializada em wordpress e é perfeita para evitar surpresas. Veja detalhes sobre a hospedagem clicando aqui.

Hostinger – Assim como a Hostgator eles também oferecem uma hospedagem especializada em wordpress. Até hoje nunca tive problema algum com o suporte Hostinger tão pouco com a estabilidade dos servidores de hospedagem. Veja mais detalhes sobre a hospedagem clicando aqui.

Resumo

Abaixo listo alguns ítens que certamente ajudam a evitar qualquer problema que traga dor de cabeça para o dono do site.

  1. Comprar um tema premium diretamente do site oficial.
  2. Comprar plugins, se não exisitir grátis, diretamente no site oficial
  3. Manter todos os plugins, temas e o próprio wordpress sempre atualizado
  4. Restringir as permissões de escrita dos arquivos wp-config.php e .htaccess para 444 se o servidor permitir
Cuidando da manutenção de sites em WordPress. Cuidados que devemos tomar para manter o wordpress sempre funcionando
5 (100%) 2 votes

O que você achou do post?