Minha hospedagem bloqueou meu site. Onde hospedar sites com alto tráfego

Minha hospedagem bloqueou meu site. Onde hospedar sites com alto tráfego

Quando um dono de um site pergunta a uma agência de criação de sites ou mesmo para um profissional sobre onde hospedar seu site, a resposta deles é sempre a mesma que é  indicar um plano de hospedagem compartilhada que geralmente custa até R$ 60,00. O que maioria deles não fala é que se o seu site tiver um tráfego de visitas muito alto essa empresa de hospedagem pode até suspender o serviço tornando seu site inacessível. Sem falar do desgaste que você vai ter com a empresa de hospedagem para entender o que está acontecendo. Isso pode acontecer porque essa é uma hospedagem compartilhada.

É mais vantajoso iniciar seu site com hospedagens compartilhadas porque é mais barato e quando o site é novo, ainda não sabemos nada sobre o tráfego e também não sabemos até quanto tráfego nosso site vai gerar. Mas se o tráfego aumentar muito talvez esteja na hora de você mudar para um servidor virtual ou VPS.

Hoje vou mostrar para você alternativas para quando seu site chegar a ter visitas suficientes para que uma hospedagem convencional ou hospedagem compartilhada não consiga aguentar o tráfego.

Espero que goste e tenha uma excelente leitura!

Entendo melhor o que é hospedagem de sites

Um site é basicamente um conjunto de arquivos e pastas e para ficar online e ser acessível na internet a nível global precisa estar em um servidor. Explicando de uma forma mais simples um servidor é um computador, assim como esses que usamos em casa, capaz de manter o site sempre online.

Esse servidor de hospedagem é capaz de ser acessado por outros computadores e é assim que seu site vai ficar online e visível para ser acessado por todos os usuários da internet.

Hospedagem compartilhada é a solução inicial

Se você está começando seu negócio agora e não faz ideia de quantas visitas você receberá, com certeza o plano inicial ideal para seu site é uma hospedagem compartilhada. Como já explicado acima, um servidor de hospedagem é um computador, então chamamos hospedagem compartilhada quando o mesmo servidor é usado para várias contas, ou seja, vários sites.

Uma das vantagens de usar a hospedagem compartilhada é o preço que é muito acessível e qualquer negócio, por menor que seja, consegue pagar uma hospedagem mensalmente.

Geralmente pela hospedagem de um site pagamos mensalmente, embora na contratação possamos escolher entre pagar mensalmente ou anualmente entre outras opções que podem variar conforme a empresa de hospedagem.

Hospedagem em VPS

Além de hospedagem de hospedagem compartilhada existe também a a hospedagem dedicada. A hospedagem dedicada usa o servidor somente para um site e por isso chamamos de servidor dedicado.

A vantagem de um servidor dedicado é principalmente a exclusividade de todos os recursos para um único site. O servidor dedicado tem seus recursos de memoria e CPU usados somente para o mesmo site, o que não acontece não hospedagem compartilhada pois esses recursos são divididos entre todos os sites hospedados e é por causa disso que pode haver suspensão do site caso ele ultrapasse o limite máximo de uso de cada um desses recursos.

Quando um dono de site decide ou precisa mudar seu site de uma hospedagem compartilhada para um servidor dedicado a primeira coisa que ele pode até se assustar é a diferença nos preços.  Na hospedagem compartilhada o valor total do servidor é divido por cada um dos sites e assim fica um valor acessível para todos. Já na hospedagem dedicada o dono do site vai pagar sozinho pelo valor do servidor que é muito alto quando comparamos com a hospedagem dedicada.

Entre a hospedagem compartilhada e uma hospedagem com servidor dedicado existe um intermedario que é o VPS (virtual private server) ou servidor virtual privado. Esses servidores virtuais são muito parecidos com a hospedagem compartilhada porque eles estão em um servidor físico que é usado por vários sites. Mas na hospedagem VPS é possível, através de software específicos, alocar recursos exclusivos para cada site fazendo eles funcionarem de forma totalmente isolada uns dos outros funcionando semelhante a um servidor dedicado.

Hospedagem para WordPress

O wordpress é CMS usado para administrar diversos sites. E alguns provedores de hospedagem já estão oferecendo hospedagem específica para o wordpress.

A vantagem de uma hospedagem assim é que não corre o risco de alguma ferramenta do wordpress falhar. Pois os recursos necessários para 100% do funcionamento do wordpress são todos liberados.

Hospedagem para loja virtual

Hospedagem para lojas virtuais merecem uma atenção diferente pois é necessário algumas ferramentas para garantir maior estabilidade do site e segurança. Um ítem indispensável para a hospedagem de lojas virtuais é a possibilidade de instalar um certificado SSL que é o responsável por exibir aquele cadeado de segurança no navegador.

Por incrível que pareça em algumas hospedagens compartilhadas é muito difícil de instalar um certificado ssl porque para essa instalação é necessário um ip dedicado e algumas hospedagens não permitem a instalação desse ip dedicado. A solução para isso é verificar se a empresa de hospedagem compartilhada tem a possibilidade de instalar um ip dedicado.

Minha hospedagem bloqueou meu site. Onde hospedar sites com alto tráfego
Avalie esta página

O que você achou do post?