Já tenho o site, mas não tenho visitas. E agora, o que fazer?

Pretendo mostrar neste post quais os primeiros passos para você obter visitas em um site que está começando. Afinal por mais que seu site seja profissional e cheio de recursos seu cliente não sabe que ele existe. E nenhum site vai atrair visitas por si só se não for feito algum tipo de divulgação. E muitas vezes, por falta de conhecimento, algumas pessoas acreditam que apenas ter o site já é garantia de visitas e que ele já aparecerá nas buscas do Google, principalmente porque as empresas ou profissionais que trabalham com criação de sites gostam de repetir que o site que eles oferecem já vem otimizado para o Google.

Já trabalho com criação de sites profissionais há mais de 10 anos e sempre presenciei o mesmo entusiasmo do cliente no momento que recebe seu site. Aí são muitos elogios sobre o trabalho e sobre os recursos do site. Mas as pessoas acabam esquecendo que um site por si só, não é garantia de visitas e tampouco garantia de vendas.

Planejar a divulgação, muito antes da criação do site

Todo bom empreendedor, acredito eu, faz um planejamento minucioso antes de tomar qualquer decisão. E decidir fazer um site para sua empresa é um dos passos extremamente importantes que devem ser calculados com cuidado para evitar armadilhas com dores de cabeça.

O principal ponto que vai decidir se seu site será bem sucedido é a divulgação, logico. Afinal criar um site sem pensar em divulgação é como pensar em ter um outdoor no meio do deserto.

Como atrair visitas para meu site?

Como estamos falando de internet vou indicar duas formas principais de divulgação que são anúncios patrocinados (Google Adwords) e SEO (Otimização de sites para busca orgânica do Google). Não pretendo entrar em maiores detalhes de como trabalhar em cada uma dessas formas de divulgação mas afirmo com toda certeza que cada uma delas é possível você mesmo fazer, basta ter um pouco de tempo para estudar e aplicar na prática.

Você deve ter percebido que tanto Google Adwords quanto SEO têm como fim atrair visitas vindas do Google pelo simples fato de que ele é visitado por praticamente todo mundo que acessa a internet. E hoje a maioria das pesquisas realizadas na internet é feita no Google. Então certamente seu cliente também faz buscas nele.

Atraindo visitas com o Google Adwords

Trata-se de uma plataforma de publicidade onde você paga por clique e seus anúncios aparecem nas pesquisas relacionadas às palavras que você configurou. Atualmente esses anúncios aparecem com uma tarja que diz “anúncio” nas buscas.

Tentando explicar de uma forma simples, você, após criar uma conta no Google Adwords, deposita um valor que deseja utilizar em suas campanhas e o Google começa a exibir seus anúncios. Sempre que um usuário clica no seu link, o Google irá descontar o valor do clique do montante restante na sua conta Adwords. Não há forma simples de definir o valor do clique, mas provavelmente será algo entre R$ 1,00 a R$ 3,00. Depende da sua concorrência. Também existem cliques bem mais caros que esses.

Esse tipo de link patrocinado acaba sendo muito mais barato que qualquer outro tipo de mídia como, por exemplo, tv ou até mesmo em outros portais que exibem anúncios. Ele permite que você selecione o público exato que deseja utilizando a segmentação por idade, região, palavra-chave, etc.

Uma das vantagens do link patrocinado é que você obtém resultado imediato, ou seja, assim que você conclui toda a configuração da campanha seu site já começa a aparecer na primeira página do Google e se tiver tudo configurado corretamente você começará a ganhar vários cliques.

A grande desvantagem é que se você esgotou o saldo de sua conta Adwords seu site desaparece de todas as páginas do Google com a mesma facilidade que apareceu.

Atraindo visitas com SEO (Otimização para busca orgânica do Google)

Como falei anteriormente assim que você uma busca no Google aparecerão dois tipos de resultados. O primeiro que aparece é o resultado dos links patrocinados que vem com uma tarja com a palavra “anúncio”. Mas além disso aparecem os outros resultados que chamo simplesmente de resultado natural e algumas pessoas chamam também de resultado orgânico.

Para aparecer nos resultados da busca orgânica você precisa seguir uma série de critérios que o Google exige. O objetivo do Google é ser realmente útil para os usuários que querem encontrar algo; então ele tenta, com seu algoritmo poderosíssimo, filtrar e selecionar os melhores resultados.

Pra seu site aparecer no topo e entre os melhores nos resultados da busca orgânica você tem que ser visto pelo Google como uma referência sobre o tema que você trata. E para isso é necessário fazer um trabalho de otimização interna do site como por exemplo: diminuir tempo de carregamento, configurar as meta tags corretas, diminuir o peso das imagens e vários outros detalhes que não são tão complicados assim. Também será preciso ganhar links de outros sites, e isso considero uma das mais importantes tarefas da lista para aparecer na busca orgânica porque a quantidade e qualidade destes links vai fazer seu site realmente subir a quantidade de visitas e consequentemente subir no ranking da busca.

Diferente dos links patrocinados a otimização do site para busca orgânica é um trabalho de médio/longo prazo porque até você ganhar alguma relevância no Google e começar a aparecer mais ou menos bem colocado nas buscas são estimados no mínimo 06 meses com um trabalho consistente.

A grande vantagem da otimização para a busca orgânica é que você não perde com facilidade o que conquistou. No Adwords, como já disse, quando seu saldo esgota você some completamente das buscas. Já na busca orgânica se você parar de fazer o trabalho de SEO vai demorar bastante até seu site perder relevância e consequentemente posicionamento na busca do Google.

O melhor mesmo é aliar links patrocinados e otimização para busca orgânica

Cada uma dessas formas de divulgação tem suas vantagens e desvantagens, mas acho que conseguimos bons resultados utilizando bem as duas formas. Você provavelmente vai querer continuar utilizando os dois quando ver os primeiros resultados com o aumento significativo no número de visitas e uma taxa de conversão também crescente.

O detalhe mais importante de tudo que já falei é que qualquer pessoa pode fazer qualquer um dessas dois trabalhos. Basta ter um pouquinho de tempo pra estudar. Mas se você não tem interesse em aprender pode contratar alguém para fazer isso e mesmo assim, com toda certeza, os resultados virão.

Finalizo por aqui e espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre esses dois tipos de divulgação para o Google. Lógico que existem vários outras formas de aumentar as visitas do seu site mas meu foco foi principalmente no Google.

Se você tiver mais alguma informação a acrescenter, ou mesmo uma correção em algum equívoco meu por favor fique a vontade para deixar seu comentário. Sempre que possível também responderei, caso seja alguma pergunta.

Até a próxima!

Já tenho o site, mas não tenho visitas. E agora, o que fazer?
5 (100%) 6 votes
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *