Traduzindo textos em temas wordpress que parecem impossíveis com o plugin loco translate

Traduzindo textos em temas wordpress que parecem impossíveis com o plugin loco translate

Mesmo para pessoas que possuem conhecimentos técnicos em wordpress é muito difícil traduzir alguns trechos de temas wordpress. Falo isso por experiência própria pois já passei por diversas situações em que traduzir aquele texto chamado “comments” da listagem de posts do wordpress foi um verdadeiro sufoco e eu sei que existe um arquivo chamado comments.php que podemos editar mas alguns trechos não são traduzíveis por aí, mas isso depende da arquitetura do tema wordpress.

Ainda bem que temos os plugins wordpress e alguns realmente ajudam. Vou falar de um deles que tem me auxiliado muito na tradução de temas wordpress.

Como traduzir um tema sem plugin?

Para traduzir um tema do wordpress sem o uso de plugins é necessário que você tenha um conhecimento da arquitetura de um tema wordpress. Mas vou tentar ajudar você a entender o básico sobre as traduções aqui.

Para traduzir os formulário de comentários, na grande maioria dos temas, basta você baixar e editar o arquivo comments.php que você encontra em wp-content/themes/seutemaaqui/comments.php.

Para traduzir os formulário de busca juntamente com seus resultados basta editar os arquivos searchform.php e search.php. Esses arquivos você também encontra na pasta do seu tema assim como os comentários citados acima.

Abaixo os arquivos usados em todos os temas wordpress que podemo facilitar sua vida na hora de traduzir as palavras do tema.

  • header.php. Responsável por exibir o cabeçalho do site. Geralmente é todo aquele conteúdo exibido até o menu, quando é um menu vertical.
  • Single.php. Arquivo responsável por exibir o conteúdo completo do post.
  • Page.php. Arquivo responsável por exibir o conteúdo completo da página.
  • Sidebar.php. Arquivo responsável por exibir o conteúdo da barra lateral do site.
  • Footer.php. Arquivo responsável por exibir o conteúdo do rodapé do site.
  • Searchform.php. Arquivo responsável por exibir o formulário de busca do site.
  • Searchform.php. Arquivo responsável por exibir o conteúdo dos resultados da busca.
  • Comments.php. Arquivo responsável por exibir os comentários do wordpress.

Claro que estou falando dos arquivos padrões de um tema simples. Mas para temas wordpress premium e até mesmo os grátis além desses arquivos são usadas algumas funções php que tornam o processo de tradução realmente complexo.

Ainda bem que existe o plugin Loco Translate

Eu nunca gostei de usar plugins porque sempre soube que quanto menos plugins usamos em um site em wordpress melhor. Mas por necessidade, devido o tempo reduzido de entrega de um projeto acabei tendo que buscar um plugin de tradução. E é impressionante a quantidade de plugins que se dizem ser aptos para traduzir temas, embora poucos deles funcionem realmente com perfeição. Foi então que encontrei o plugin Loco translate.

Com o plugin loco translate conseguimos traduzir os plugins individualmente e também o tema que usamos no wordpress.

Para traduzir o tema com o plugin Loco Translate é simples:

  1. O primeiro passo é instalar e ativar o plugin
  2. Após ativado clique em Tradução(loco) >> temas
  3. Clique no nome do seu tema ativo
  4. Caso o portugues do Brasil não esteja criado você deve clicar em new language
  5. Selecione o portugues do Brasil e clique em start translating
  6. Agora você seleciona o texto que deseja traduzir no campo source text
  7. Digite a tradução no campo português do Brasíl translation
  8. Ao concluir clique em save.

Pronto vimos em 8 passos como traduzir um tema wordress usando o plugin loco translate. Mas você consegue traduzir da mesma forma também plugins e alguns termos nativos do próprio wordpress.

A quantidade de plugins instalados podem influenciar no desempenho de um site

Um das dicas que sempre deixo para novos donos de sites em wordpress é sempre utilizar o mínimo de plugins necessários. Alguns especialistas tentam até fixar uma quantidade de plugins mas, cá entre nós, vai depender muito do tipo de plugin que você usa e é do seu bom senso saber a quantidade necessário de plugins em um site com wordpress. Então o melhor mesmo é tentar traduzir o tema sem o uso de plugins e somente em último caso instalar o plugin de tradução.

Traduzindo textos em temas wordpress que parecem impossíveis com o plugin loco translate
5 (100%) 2 votes

O que você achou do post?