Meu site em Wordpress está demorando muito para carregar. O que devo fazer?

Meu site em Wordpress está demorando muito para carregar. O que devo fazer?

Recentemente ajudamos a resolver um problema de carregamento em um site que usava o wordpress como gestor de conteúdo e vou compartilhar com você os possíveis problemas e como corrigir problemas semelhantes.

Quando um site está demorando para carregar ou mesmo fica instável e cai com frequência a primeira coisa que pensamos é que pode ser culpa da hospedagem, mas nem sempre essa hospedagem tem culpa. Talvez seja configuração errada de algum plugin, incompatibilidade entre plugins ou mesmo erro no tema devido a atualização do wordpress.

Espero que consiga ajudar você nesse post!

As maiores causas de problemas com sites wordpress

Os maiores causadores de dor de cabeça para novos donos de sites em wordpress com certeza estão relacionados a temas wodpress desatualizados, plugins desatualizados ou mesmo temas ou plugins piratas. Além disso tudo alguns donos de sites ainda esquecem que manter o próprio wordpress, que libera atualizações com frequencia, atualizado também ajuda na segurança e no bom desempenho do site

Um tema wordpress que não é atualizado com certeza abre brechas para scripts maliciosos. Temos que ter em mente que, se o desenvolvedor de um plugin ou tema libera uma atualização certamente tem um motivo nobre para isso e você não tem motivos para não manter seu site sempre atualizado. Isso é bom para a segurança do seu site e também para a boa compatibilidade entre os plugins e temas.

O próprio wordpress libera atualizações com frequência e alguns donos de sites também insistem em ignorar isso. Embora já seja possível o wordpress se atualizar sozinho na maioria das hospedagens, em outros ainda precisa ser manual.

Outra dica importante é manter instalados somente os plugins que o seu site realmente precisa. Em alguns casos ficam plugin desativados, mas instalados que também podem dificultar o carregamento do seu site.

Se você mantém tudo atualizado, não possui um tema pirata nem plugins baixados de fontes suspeitas e mesmo assim seu site ainda está apresentando erros como carregamento lento talvez esteja na hora de fazer uns testes.

Descobrindo incompatibilidade entre plugins

Já passamos por diversas situações onde o problema foi resolvido com apenas a substituição de um plugin. Os plugins wordpress podem de alguma forma interferir no correto funcionamento do tema wordpress e vice-versa.

Uma das forma de ter a certeza de que é um plugin que está causando esses problemas é desativar todos os plugins e ativar um de cada vez e ir testando o site conforme você vai ativando os plugins.  Se realmente for um plugin quando você ativar esse plugin responsável por esse erro, você verá o site novamente falhando. Então a solução é buscar outro plugin que faça a mesma coisa e substituir. Ou se for um plugin que não tenha função importante, basta exclui-lo.

Talvez alterar o tema já resolva o problema

Temas wordpress, mesmo os temas premium, que ficam defasados e os desenvolvedores não liberam mais atualização chegarão a um ponto em que não serão mais compatíveis com a versão do wordpress. Nesse caso não resta outra solução se não trocar por outro tema.

Para ter certeza de que o problema está com o tema do seu wordpress faça um alteração temporária por outro, pode ser um dos temas padrões do wordpress. Se o site funcionar normalmente você já tem certeza de que o problema é com o tema.

O próprio wordpress é atualizado constantemente seja para correção de bugs ou mesmo inserção de novos recursos e quando os temas não seguem essas atualização é natural que esse tema venha a falhar.

Um exemplo prático disso são temas que usam um editor visual ou visual composer, que é um módulo responsável pela criação das páginas de forma que basta arrastar e soltar para montar colunas e linhas. O fato é que recentemente tivemos problemas com alguns temas que usavam esse recurso pois após a atualização do wordpress o visual composer simplesmente parou de funcionar, mas felizmente o desenvolvedor do tema, imediatamente, liberou uma atualização.

Se não for o plugin nem o tema wordpress responsáveis por esses problemas de carregamento então com certeza será a hospedagem do seu site. Nesse caso basta trocar de hospedagem para testar. Lembrando que o wordpress roda muito melhor em hospedagens linux e com versões do php mais recentes de preferência.

Resumo

Como você viu a grande maioria dos problemas relacionados ao tempo de carregamento do site ou carregamento infinito, que é quando o site nunca para de carregar, pode ter como responsável um dos plugins ou o próprio tema wordpress.

Nesse caso basta você desativar e ir ativando um a um até descobrir qual o plugin está com a falha e substituir por outro. O mesmo vale para temas wordpress, se você desconfiar que é um problema no tema basta substituir por outro para ter a certeza.

Meu site em WordPress está demorando muito para carregar. O que devo fazer?
5 (100%) 3 votes

O que você achou do post?