Instalação de https com um certificado SSL no seu site é bom pra segurança e para posicionamento nas buscas do Google.

Instalação de https com um certificado SSL no seu site é bom pra segurança e para posicionamento nas buscas do Google.

Segurança na internet é um tema muito complexo e crescente, já que cada dia que passa mais pessoas estão online e consequentemente mais scripts maliciosos são desenvolvidos para de alguma forma desonesta conseguir tirar vantagem no roubo de dados.

Hoje eu pretendo mostrar pra você que é dono de um site uma forma de melhorar a segurança do seu site com a instalação de um certificado SSL, que é o responsável por aquele https com o cadeado no navegador do usuário.

O que é um certificado SSL?

Um certificado SSL é um elemento de segurança usado na internet que é capaz de criptografar as informações preenchidas em qualquer formulário no site e assim mesmo que algum script malicioso consiga interceptar essas informações ele terá em mãos uma sopa de letras incapaz de ser lida sem descriptografar.

Na prática quando seu cliente preenche um cadastro no seu site e clica em cadastrar/enviar, esses dados serão transformados em uma “sopa de letras números e caracteres” e enviados para o servidor que por sua vez será capaz de traduzir as informações e salvar no banco de dados com segurança.

A instalação de um certificado SSL é realmente útil?

Eu pessoalmente considero indispensável a instalação do certificado SSL em qualquer site, seja um simples site institucional ou uma loja virtual. Digo isso porque já tive diversas experiências com invasores em sites que administro.

Outra vantagem em ter aquele cadeado com “https” em seu site é que hoje em dia, todo mundo está preocupado com segurança e por isso, vez ou outra, especialistas na mídia dizem que um dos critérios para saber se um site é confiável é a verificação do cadeado no navegador.  E assim, por mais que o usuário do seu site não seja um especialista em navegação web, ele sabe, porque também já viu alguém falando na mídia que antes de fechar uma negociação online deve verificar o cadeado no navegador. Então se seu site não tem um cadeado com https você pode estar perdendo dinheiro com certeza.

Outra grande vantagem de ter um site com https no endereço é que o buscador mais usado do mundo, que é o Google, começou a favorecer no seu índice de resultados os sites que possuem um certificado SSL. E assim, se você não tem um SSL instalado no seu site também pode estar perdendo posicionamento para seu concorrente.

E para complicar ainda mais a vida de sites que não possuem um “https” o navegador Google Chrome começou a exibir um aviso nada discreto de SITE INSEGURO sempre que o visitante começar a preencher qualquer formulário.

Então não tem explicação ou argumento para você não instalar urgente um certificado SSL (https) em seu site.

Como saber se já tenho um certificado?

Para instalar um certificado SSL em seu site você deve primeiro entrar em contato com seu servidor de hospedagem e ver se no seu plano já está incluso o certificado SSL. A grande maioria dos provedores de hospedagem já estão oferecendo o certificado de forma gratuita.

Você também poderá fazer um teste e tentar acessar seu site digitando um https antes do endereço para testar. Por exemplo, meu site é gbsites.com.br, então para saber se tenho um SSL ativo devo digitar https://gbsites.com.br. Se o site carregar mesmo que algumas páginas estejam sem formatação então você já tem um certificado instalado.

Como eu instalo o “https” em meu site?

Após ter certeza que seu site ainda não tem um certificado SSL e nem a sua hospedagem oferece um gratuito você terá duas opções: Ou muda de hospedagem para uma empresa que já ofereça o “https” gratuito ou compra um certificado.

Caso sua hospedagem seja compartilhada e você opte por contratar um certificado, geralmente você precisará contratar com sua hospedagem um ip dedicado antes da instalação do certificado.

Após o ip dedicado instalado você poderá contratar o certificado com uma certificadora confiável.  Para evitar muitos problemas recomendo você contratar com a mesma empresa de hospedagem, pois provavelmente eles mesmos irão instalar e você não precisará fazer nada no seu painel de hospedagem. Mas se a empresa do seu servidor de hospedagem não tiver o certificado você precisará gerar uma chave direto no seu painel de hospedagem, mas isso é bem fácil também.

Certificado instalado e agora?

Depois do certificado instalado você ainda precisa fazer duas coisas no seu site. A primeira delas é atualizar todos os links internos que certamente estão sem o https no início e você deve inserir esse https manualmente substituindo o http. E a segunda coisa é atualizar também o links de todos as imagens do seu site que também estão com http em vez de https.

Feito isso agora sim seu site já está carregando o cadeado ao lado da url do seu site.

Eu espero ter ajudado você a entender um pouco mais sobre o certificado SSL ou o famoso “https”. Claro que existem alguns outros detalhes que não mencionei aqui, mas no geral acredito que essas informações postadas serão muito úteis para você e outros donos de sites que ainda não entendem direito como aumentar a segurança de um site.

Logo iremos postar aqui algumas outras informações que poderão ajudar seu site com assuntos diversos sobre criação de sites, sites em wordpress, lojas virtuais e muito mais.

Se você achou este post bom clique na quinta estrela abaixo. Se você achou este post muito bom clique na quinta estrela e deixe seu comentário.

Até a próxima!

Instalação de https com um certificado SSL no seu site é bom pra segurança e para posicionamento nas buscas do Google.
5 (100%) 4 votes

O que você achou do post?