Os maiores problemas na hora de contratar alguém para a criação do seu site

Os maiores problemas na hora de contratar alguém para a criação do seu site

A contratação de qualquer empresa ou profissional para a prestação de serviços sempre tem que ser avaliada com muita atenção e pensada com antecedência pois sempre surgem imprevistos que podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça. E contratar uma empresa de criação de sites não é diferente. Pois, por mais que a empresa ou profissional seja experiente e tenho renome no mercado ainda é possível que você, a pessoa contratante, tenha algum tipo de chateação e é sobre isso que vou falar neste artigo.

Preciso mesmo contratar alguém para o desenvolvimento do meu site?

Hoje qualquer pessoa com um pouco de tempo consegue criar um site sozinho através de um criador de site. Esses criadores de sites são oferecidos por muitas empresas de hospedagens de sites. Com eles o usuário não precisa ter conhecimento para criar seu site sozinho nem precisar contratar uma agência ou profissional para isso. Claro que também existem algumas limitações como por exemplo: é possível que você encontre um outro site semelhante ao seu já que o desenho dos sites são compartilhados  e é possível também que você trave no meio do projeto por falta de algum recurso como por exemplo vender um produto com pagamento online.

Mas em geral esses criadores de sites funcionam muito bem para sites simples. Que são aqueles sites que têm no máximo algumas páginas de apresentação da empresa, dos serviços e um formulário para contato, por exemplo.

Mesmo com esses criadores de sites os profissionais de criação de sites e agências ainda trabalham a todo vapor com a criação de sites mais sofisticados e com recursos mais avançados. Caso você opte por um profissional a chance de seu site ser mais bem sucedido com os resultados da busca orgânica é maior devido principalmente a otimização interna do site para as buscas do Google e que a maioria das ferramentas criadoras de sites não entregam.

Então antes de tudo você deve decidir se vale a pena investir em um criador de site ou se o seu projeto precisará realmente de uma agência/profissional para criar seu site.

Diferença entre design exclusivo e modelo pronto

Após decidir que realmente você precisará contratar uma agência para criar seu site o primeiro passo é entender qual será o objetivo do site e sabendo disso você poderá entender se vale a pena investir em um site com modelo pré-pronto ou um projeto com design exclusivo.

O design pré-pronto é a solução mais rápida para quem quer um site porque nele você não perderá tempo na fase de criação de layout que é a fase inicial para a criação de um site com design exclusivo.

Um site com design exclusivo é geralmente uma solução para quem realmente sabe o que quer, pois, terá toda a sua estrutura de design desenhada do zero.

Eu pessoalmente, indico sempre a criação de um site baseado em modelos prontos porque por mais que exista a possibilidade de você encontrar um outro site no mercado semelhante ao seu acho que o design não é um fator tão importante quanto o objetivo final do site que pode ser vender, seja um serviço, ou uma ideia.

Material necessário para a criação do site

Hoje um dos fatores que mais influenciam para que nossos projetos atrasem no cronograma é principalmente o conteúdo que deve ser entregue pelo cliente. O problema é que na maioria das vezes quando o cliente diz que irá entrar o conteúdo em tal data, não entrega e por causa disso o processo de desenvolvimento do site precisa ser pausado e nossa equipe fica aguardando a resposta do cliente.

Então o material que considero mais importante para o bom andamento do desenvolvimento do seu site são os textos das páginas, ou caso você não queira fazer estes textos é bom ter pelo menos um texto de apresentação da sua empresa e dos seus serviços que assim o desenvolvedor já terá um bom material para iniciar.

Problemas que podem ocorrer no decorrer do desenvolvimento do site

Para que seu projeto não sofra imprevistos é importante que você já tenha em mãos antes de contratar alguém os seguintes itens:

  1. Conteúdo das páginas internas. Tenho certeza que antes de contratar alguém para criar seu site você já deve ter visto algum site de um concorrente e assim você já deve ter visto quais páginas serão interessantes para o seu site. Sabendo disso você poderá criar o conteúdo de cada uma delas, a não ser que você contrate alguém para criar o conteúdo.
  2. Se o processo de desenvolvimento do seu site foi feito com um modelo de site pronto é importante que ao solicitar ajustes você tenha certeza disso, para que não ocorra uma mudança de ideia de sua parte sobre algo que já foi alterado. Caso a equipe de criação do site precise alterar algo mais de uma vez com certeza todos, inclusive você, perderá tempo.
  3. Aprovação por mais de uma pessoa. Outro fator de atraso na entrega do projeto, pelo menos aqui na GB sites, é quando a aprovação das etapas de desenvolvimento deve ser feita por mais de uma pessoa. Antes de enviar os ajustes para o desenvolvedor você deve ter um consenso em sua equipe, mesmo que faça uma votação para somente após isso enviar os devidos ajustes para o desenvolvedor.

Conforme novas experiências aqui na GB Sites iremos atualizando este post para que o processo de criação do seu site ocorra da melhor forma possível.

Até o próximo post!

Os maiores problemas na hora de contratar alguém para a criação do seu site
4.7 (93.33%) 3 votes

O que você achou do post?