Importância de chat online para sites. Um atendimento online com chat pode aumentar suas vendas

Importância de chat online para sites. Um atendimento online com chat pode aumentar suas vendas

O que está em alta é com certeza comodidade, e tirar dúvidas sobre um produto ou serviço oferecido em um site através de um chat online é uma experiência fantástica pensando do lado do cliente. Através de um chat a quantidade de prospects aumenta muito e as chances de você fechar um negócio, seja ele vender seu produto ou serviço, podem aumentar significativamente.

Um atendimento online pode ser a solução para seu negócio levantar voo e nesse post vou compartilhar um pouco com você o que aprendi com a utilização de um chat online para atendimento aqui mesmo no nosso site.

Espero que você goste também desse post. Tenha uma ótima leitura!

Entendendo melhor o que é um chat

Uma das forma de contato mais popular em sites é aquele formulário de contato, onde o cliente deve preencher, enviar e aguardar. O problema desse método é que o cliente precisa esperar, e quem gosta de esperar? Já um chat online é basicamente um sistema capaz de tornar a troca de mensagens por textos instantânea. O cliente faz uma pergunta e imediatamente um atendente responde.

Um atendimento online por chat permite para o usuário enviar uma mensagem de onde estiver e de qualquer computador conectado a internet e receber imediatamente uma resposta de uma pessoa real em vez de uma máquina.

Uma das ferramentas que merecem ser analisadas por você após o criação de seu site é com certeza um sistema de atendimento online.

Vantagens de usar um atendimento online com chat

O atendimento online com chat é bom, principalmente porque agiliza a comunicação entre o cliente e a empresa tornando o processo de venda uma experiência positiva para o cliente. Um sistema de atendimento online pode facilmente dar uma visão de maior profissionalismo por parte da empresa e mostrar para o cliente que aquela empresa tem um bom suporte ao cliente.

Um chat online para sites é capaz de aumentar a taxa de conversão porque com ele uma dúvida simples pode ser facilmente resolvida. E com já sabemos todo segundo que um cliente gasta em seu site vale ouro pois se ele não tiver uma dúvida respondida rapidamente pode facilmente ir para outro site e o chat online serve exatamente para aproveitar isso.

Existem alguns softwares de chat para sites que permitem também mensagens pré-definidas onde você grava uma, ou várias respostas e quando o cliente envia a pergunta automaticamente o sistema responde.

Alguns sistemas de atendimento online também permitem exibir a caixa de mensagem no site somente após ter algum operador online, caso contrário não exibe, ou se exibe a caixa de chat quando nenhum atendente está online a mensagem que ele enviar vai para um e-mail.

Aqui no GB Sites assim que implementamos o sistema de chat sentimos um aumento significativo na solicitação de orçamentos. Eu, pessoalmente, entrego todo esse mérito ao atendimento online. Percebi claramente que as outras formas de contato como e-mail, telefone e o formulário de contato tiveram uma queda no uso, já que os visitantes do site, em sua maioria preferem usar o chat online para tirar suas dúvidas, ou mesmo já solicitar direto um orçamento.

Cuidados ao usar um chat em seu site

Aqui é apenas meu ponto de vista como usuário de chat online e não como especialista em atendimento online mas vou citar alguns cuidados que considero extremamente necessários ao se usar um atendimento online em um site.

Assim como é uma experiência fantástica enviar uma dúvida sobre um produto ou serviço e imediatamente receber uma resposta da empresa, também é muito frustrante você enviar uma mensagem em um chat de um site e não receber nenhuma resposta. Se o chat existe é no mínimo para dar uma resposta instantânea para o cliente mas se essa resposta não vem o chat online pode facilmente queimar a imagem da empresa.

Hoje um dos meus maiores cuidados com o atendimento online do nosso site é sempre me certificar de que os atendentes responsáveis pelo atendimento estão realmente atentos ao sistema de chat. Aqui quando recebemos uma mensagem pelo chat somos alertados com um toque sonoro que inicialmente era muito discreto depois resolvi inserir um som mais chamativo para não correr o risco de alguém dizer que não ouviu.

Os sistemas de atendimento online que recomendo

Existem diversos tipos de softwares para atendimento online no mercado que podemos encontrar facilmente fazendo uma busca do Google.  Abaixo vou listar alguns que conheço ou já utilizei em algum momento.

Zopim(https://www.zopim.com). Eu usei por muito tempo esse chat online quando trabalhava com apenas um atendente, que nesse caso é grátis embora limitado. Quando precisei de mais atendentes achei o preço um pouco salgado. Mas recomendo principalmente porque é possível utilizar ele também no celular através do app.

Jivo chat (https://www.jivochat.com.br). Eu nunca usei mas algumas pessoas já me falaram que ele é muito bom. Uma das vantagens desse é que você consegue trabalhar com até 05 atendentes na versão grátis.

A grande maioria dos softwares para atendimento online possuem uma versão grátis, que geralmente é limitada mas continua sendo muito útil. E não é necessário nenhum conhecimento avançado para instalar qualquer um desses sistemas de atendimento online acima, já que alguns deles até dão um suporte para a instalação no seu site.

Eu optei por trabalhar com sistema de atendimento Open source que é o Live Helper Chat (https://livehelperchat.com/). A instalação deste software pode ser feita diretamente pelo cpanel da sua hospedagem de site (se tiver) ou manualmente, mas neste caso você deve ter um pouco de conhecimento de banco de dados e ftp. Uma das principais vantagens dele com relação a esses outros chat’s é que não possui recursos bloqueados, consigo usar sua performance ao máximo. Mas em contraponto ele não tem, ou não encontrei, um app para celular. No meu caso não influenciou muito pois aqui no escritório sempre tem alguém para atender diretamente pelos computadores.

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