Escolhendo a melhor hospedagem de sites. Cuidados ao escolher seu provedor de hospedagem

Escolhendo a melhor hospedagem de sites. Cuidados ao escolher seu provedor de hospedagem

A hospedagem de um site é tão importante quanto o proprio site porque ela é responsavel por manter um site sempre em condições de navegabilidade. E por isso você precisa ter alguns cuidados na escolha da hospedagem.

Hoje vou falar um pouco sobre como escolho a hospedagem de um site, o que levo em consideração ao escolher e vou compartilhar com você neste post.

Espero que você goste. Tenha uma boa leitura!

Entendendo melhor que é hospedagem de sites

Hospedagem de site é basicamente um local onde devemos deixar os arquivos do site para que ele funcione e fique sempre disponível na internet. Para que qualquer site fique online ele precisa estar em um servidor, que é como chamamos o computador responsável por enviar o site para a internet. Esse servidor é um computador normal e é bem parecido com o nosso computador que usamos em casa mas tem algumas funcionalidades diferentes como a capacidade de enviar os arquivos do site para a internet.

Um site é apenas um conjunto de pastas e arquivos então o servidor armazena esses arquivos de forma que eles fiquem online e assim o site fica sempre funcionando e acessível para qualquer pessoa com acesso a internet.

Importância do servidor de hospedagem para seu site

A principal importância de um servidor de hospedagem para seu site é que um não consegue existir sem o outro. Um site pode até existir em um servidor local como o do próprio desenvolvedor mas não consegue ficar online a nível global sem um servidor de hospedagem devidamente configurado.

Uma das preocupações de quem trabalha o SEO(serach engine optimization) do site é mante-lo sempre em condições de navegabilidade e sempre online. E a escolha do servidor de hospedagem pode influenciar diretamente o desempenho do site nas ferramentas de busca. Isso porque se o site sai do ar frequentemente começa a ser mal visto pelas ferramentas do Google e consequentemente pode cair nas posições dos resultados da busca orgânica do Google.

Um bom servidor de hospedagem além de fazer o óbvio que é manter o site online, também otimiza o tempo de carregamento melhorando a experiência do visitante do seu site. Um hospedagem de sites boa precisa ter estabilidade e recursos que melhoram o site.

Tipos de hospedagens de sites

Existem diversos tipos de hospedagem mas aqui vou falar principalmente de hospedagem compartilhada que é a maior parte das hospedagens de sites e hospedagens com servidores dedicados.

Uma hospedagem compartilhada é quando um mesmo servidor é usado para vários sites. Esse tipo de hospedagem é ideal para sites com tráfego moderado já que como os recursos são compartilhados existe uma limitação no uso desses recursos como uso de CPU e memória. A grande maioria dos sites pequenos estão em uma hospedagem compartilhada.

A maior vantagem de uma hospedagem compartilhada é principalmente o preço que, embora tenha variações grandes de empresa para empresa, continua tendo um valor muito acessível.

Uma hospedagem compartilhada é ideal para sites que estão começando, pois conforme o crescimento do site você pode chegar ao ponto de migrar para um VPS ou servidor dedicado, que terá mais recursos.

Um hospedagem em servidor dedicado é quando um servidor é usado somente para um site. Nesse caso o site fica com os recursos do servidor todos só para ele. Assim o consumo de CPU, memória e todos os outros recursos disponíveis ficam só para um site.

A maior vantagem da uma hospedagem em servidor dedicado é que aumenta a estabilidade do site já que todos os recursos são exclusivos e o dono do site tem mais liberdade para instalar módulos ou recursos no próprio site.

Uma hospedagem em servidor dedicado é ideal para sites cujo o tráfego é muito alto e que as hospedagens compartilhadas não suportam mais.

Como escolher a melhor hospedagem

Se o seu site ainda está começando é melhor contratar uma hospedagem compartilhada para começar. Nesse caso é importante começar pela hospedagem compartilhada porque você vai ter parâmetros para saber o momento de ir para uma hospedagem dedicada.

Ao escolher uma hospedagem de site é importante saber quais os recursos que seu site terá antes de tomar essa decisão. Em grande parte das hospedagens você consegue escolher o sistema operacional e por isso deve saber qual o melhor sistema operacional para o melhor desempenho do seu site. Por exemplo, sites em wordpress trabalham melhor com o sistema operacional linux. 

Dependendo da linguagem de programação usada em seu site pode ser melhor um servidor windows. Mas isso você deve verificar com a empresa de criação de sites.

Recursos que considero obrigatórios em uma hospedagem

Ao escolher uma hospedagem a primeira coisa que verifico é se o painel de administração é o CPANEL porque ele facilita muito a vida de quem vai administrar a hospedagem como criar contas de e-mails, gerenciar os arquivos do site e tem até um instalador de aplicativos que ajuda muito.

Outro recurso que considero também importantíssimo é o Softaculous que é um script que é capaz de instalar uma imensa quantidade de sistemas open source. Um exemplo prático de uma ferramenta que foi instalada com o softaculous e que você pode ver aqui em nosso site é esse chat que aparece aqui na parte inferior a direita.

O outro recurso tão importante quanto esses outros dois que já mencionei, ou até mais importante, é uma ferramenta de backups. Embora a grande maioria dos paineis de hospedagem como Cpanel, por exemplo, já possuem um botão para que possamos fazer o backup completo do site, algumas hospedagens bloqueiam esse recurso. E, pra mim, a melhor segurança para qualquer site, como já mencionei no artigo chamado “A melhor segurança para qualquer site é um bom sistema de backups” continua sendo um sistema de backups que realmente funcione.

Encerro aqui mais esse post. Espero que você tenha gostado e caso eu tenha sido equivocado sobre alguma informação, por favor me avise nos formulário de comentários abaixo ou simplesmente deixe seu comentário para que eu continua a compartilhar um pouco do meu conhecimento com você.

Até o próximo post!

Escolhendo a melhor hospedagem de sites. Cuidados ao escolher seu provedor de hospedagem
5 (100%) 2 votes

O que você achou do post?