Como registrar um domínio .com.br no registro.br

Como registrar um domínio .com.br no registro.br

Sabe aquele www.nomedaempresa.com.br? O nome desse endereço é domínio, para você que ainda não sabe. O domínio é o endereço do seu site e por isso é um dos itens mais importantes quando você pretende iniciar a criação do site da sua empresa. Por este motivo você deve escolher com muita atenção o seu domínio e levar alguns pontos em consideração.

Para ajudar a esclarecer tudo sobre o registro de um domínio .com.br criei esse post. Espero que seja útil e boa leitura!

Entendendo melhor o que é um domínio

Vamos imaginar aqui juntos, que para acessar um site é necessário digitar os seguintes números e pontos: http://124.12.156.50. E para piorar ainda mais, as páginas internas que não possuem urls amigáveis ficariam assim: http://124.12.156.50/index.php?contato. É um endereço muito feio e difícil, praticamente impossível, de memorizar, concorda? Se não fossem os domínios de sites, todos os sites existentes na internet seriam exibidos com um endereço de ip, assim como no exemplo neste exemplo citado.

O maior problema de um site que não usa um domínio é principalmente, a  dificuldade de informar para seu cliente o endereço do site da sua empresa. É até meio engraçado: “Acessa la o site da nossa empresa, o endereço é http://124.12.156.50”.

E hoje, como todo mundo que lida diariamente com tecnologia web está o tempo todo pensando em segurança na internet, ao se deparar com um endereço assim a primeira coisa que pensamos é que pode ser algum tipo de site disseminador de vírus ou algo do tipo. E ferramentas como Google Adwords, por exemplo, podem bloquear seu site definitivamente se usado diretamente o ip do servidor em vez do nome.

Extensões de domínios

Extensão de um domínio é o endereço final após o nome. Por exemplo, nomedaempresa.COM.BR. NesTe caso a extensão do domínio é .COM.BR.

A extensão de domínio mais utilizada no Brasil é .COM.BR, mas também podemos registrar várias outras como por exemplo .ORG.BR, .ADV.BR, IND.BR.

Para ver a lista completa e definir qual a melhor extensão de domínio para seu site você pode ver no seguinte endereço: https://registro.br/dominio/categoria.html

Cuidados ao registar um domínio

O endereço do seu site é o elemento mais importante, depois do próprio site para a sua empresa, pois é a partir dele que o seu cliente terá a primeira impressão sobre seu negócio. Então, com certeza você deve tomar muitos cuidados ao registrar um domínio.

Uma das atenções que acho de extrema importância na hora de registrar um domínio é ter a certeza de que não existe um site com domínio semelhante. Caso contrário, seu site pode vim a perder visitas por causa de confusão que seus usuários podem ter, e assim, em vez de navegarem em seu site estarão navegando no outro site com domínio parecido acreditando que estarão o seu.

Registre seu domínio de uma forma que seja fácil de seu cliente decorar e não muito longo. Mesmo que maior parte de suas visitas venham do Google é importante que o domínio ainda seja decorável, pois ainda será necessário informar oralmente para alguém em alguma situação futura.

Ao registrar um novo domínio de site você deve ter em mente também que esse domínio será usado por muito tempo. E as buscas do Google irão decorar seu endereço de domínio. Assim, caso você necessite, no futuro, mudar de domínio  sem perder todo o histórico do Google já conquistado será um processo bem complexo, mas possível.

Onde registrar o domínio .com.br?

Para registrar um domínio no Brasil você deve ir em registro.br. Digite o domínio desejado e se estiver disponível dê continuidade no processo conforme informado no próprio registro.br.

É possível registrar também em outros sites, principalmente servidores de hospedagens. A diferença é que registrando em outros sites, você provavelmente vai pagar um pouco mais caro, pois todos os outros sites cobram uma taxa de administração do domínio. Taxa essa que não existe se você registrar diretamente no registro.br

Como já informado o registro.br é responsável pelos registros nacionais. Caso você queira registrar um domínio internacional como .com, .net ou outro, deverá buscar em outro site que faça isso, já que no registro.br isso não é possível.

Sobre o que falamos aqui

Espero ter sido útil para ajudar você a entender melhor a importância do domínio do seu site. Aqui falamos sobre porque todo site precisa de um domínio. Falamos também sobre como registrar um domínio de site funcional. E falamos também como e onde registrar um domínio nacional.

Se eu tiver esquecido algo, por favor fique a vontade para cobrar e corrigir aqui nos comentários

Até o próximo post

Como registrar um domínio .com.br no registro.br
5 (100%) 4 votes

O que você achou do post?