Porque um software criador de sites ainda não substitui uma agência de criação de sites

Porque um software criador de sites ainda não substitui uma agência de criação de sites

Umas das ferramentas no criação de sites que mais se destaca atualmente são os softwares responsáveis por criar sites que eu chamo de criadores de sites. Esses softwares são extremamente fáceis de utilizar e possuem modelos de sites pré-definidos onde você apenas escolhe o modelo, faz algumas personalizações com uma ferramenta arrasta-e-solta e publica. É muito fácil mesmo, tenho que concordar.

Hoje neste post vamos conversar um pouco sobre criadores de sites. Quero entender junto com você se realmente criadores de sites são a melhor opção se comparados a uma agência de criação de sites. Vamos ver quais as vantagens e desvantagens de cada um e se é realmente viável criar o site da sua empresa com um criador de sites.

Tenha uma excelente leitura!

O que são criadores de sites

Criadores de sites são softwares online capazes de criar um site em poucos minutos. A grande maioria deles utiliza uma recurso que eu chamo de arrasta-e-solta, onde qualquer usuário, mesmo sem conhecimento de html consegue facilmente montar as páginas de um site.

A grande maioria desses criadores de sites são focados em criar sites institucionais, que são aqueles sites que geralmente tem apenas algumas páginas como quem somos, historia da empresa, serviços e uma página com um formulário de contato.

Já existe também criador de lojas virtuais, que funcionam da mesma forma que os criadores para sites institucionais mas esses também tem recursos de e-commerce como integração a formas de pagamento online, gestão de estoque, gestão de pedidos e um painel com as estatísticas de visitas do site.

Todos esses criadores de sites funcionam a partir de um modelo pré-definido que alguns chamam de temas de sites outro chamam templates de sitesNa prática o cliente escolhe um modelo e edita as cores, textos e as imagens conforme sua necessidade.

Vantagens e desvantagens de um criador de sites

Usar um criador de site para o desenvolvimento do site de uma empresa pode não atender a real necessidade do negócio. Digo isso porque cada negócio tem sua particularidade e um site desenvolvido de modo genérico não consegue trazer resultados consistentes. Usei a palavra genérico porque todos os modelos desses criadores são feitos para se adequarem a vários tipos de negócios, e quando ele abrange vários tipos perde um pouco, ou quase todo, o foco.

Acho que a maior vantagem de um criador de site é o tempo reduzido no processo de criação do próprio site. Se comparado a uma agência de criação de sites, a agilidade de um criador no processo de produção é muito melhor. Isso acontece porque com um criador você consegue em alguns poucos minutos montar o site inteiro. Mesmo se o cliente quiser dar um pouco mais de personalização ainda é muito curto o tempo de finalização do site com o criador de site.

Um outro problema que vejo ao utilizar um criador de site é que eles não possuem uma boa estrutura para otimização do site e consequentemente angariar bons posicionamentos nos resultados da busca orgânica do Google. Embora todos eles dizem que são otimizados para o Google, algumas técnicas de SEO são praticamente impossíveis de implementar como por exemplo: se eu quero aumentar o tempo de carregamento do site para melhorar meu SEO uma das primeiras coisas que analiso é o servidor de hospedagem, e se esse não for bom o suficiente basta trocar de servidor e isso é impossível com os sites de criadores porque eles não podem ter sua hospedagem mudada para outra empresa.

Eu tenho que concordar que um site simples para um negócio que ainda está começando pode sim iniciar com site feito em um criador de site, mas será inevitável a migração desse site no futuro. E aí você terá um outro problema que é não poder levar o layout do seu site para outro servidor de hospedagem, como já disse anteriormente, já que os modelos de sites pré-definidos desses criadores são exclusivos daquele criador e daquela hospedagem.

Uma agência de criação de sites, embora mais cara, pode ser a melhor solução

Já se você quer algo mais profissional e mais autonomia na administração do site a solução com certeza é contratar uma agência de criação de sites ou mesmo um profissional desenvolvedor de sites. Isso porque um site criado por uma agência é sempre mais bem detalhado e pode ser desenvolvido pensando no objetivo específico do negócio que pode ser vender, ou capturar leads.

Além disso, um site desenvolvido por alguém, em vez de um software, tem bem mais chances de melhores posicionamentos nos resultados das buscas do Google. Já que ao aplicar o SEO, que é um processo complexo, existe mais possibilidade de personalização. E SEO é algo que exige sempre atualizações e novas implementações no próprio site.

Um site criado por uma agência também tem muita autonomia no quesito hospedagem de sites, pois ele pode ser instalado em qualquer hospedagem, de qualquer empresa desde que essa hospedagem tenha suporte para a linguagem de programação do site.

É isso por hoje, espero que você tenha gostado do post. Se quiser deixar um elogia nos comentários eu ficaria muito grato.

Se eu estiver equivocado sobre algo, fique a vontade para me dize também.

Até o próximo post.

Porque um software criador de sites ainda não substitui uma agência de criação de sites
5 (100%) 4 votes

O que você achou do post?